terça-feira, 25 de agosto de 2009

PLANEJAMENTO LOGÍSTICO ESTRATÉGICO PARA ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA

CENARIOS PROPOSTOS - (Pablo Calmon) Este compilado de idéias tem a intenção de nortear e ordenar ações a serem implementadas caso a emergência exista em determinado local, levando em consideração, diversas variáveis que certamente influenciarão no tempo de atendimento e quais ações serão consideradas prioritárias para todas as demandas do atendimento assim a mobilização de equipamentos e pessoal para efetuar o trabalho. Sendo que em todas as ações sugeridas e efetivadas sejam adotadas técnicas operacionais que previnam a ocorrência de acidentes e poluição, racionalizando o uso de recursos naturais, minimizando a alteração do Ecossistema e que contribuam para melhoria da qualidade de vida. 

1- Identificar acessos, vias alternativas de chegada ao local. Efetuando levantamento de tempo de chegada estimados para as futuras solicitações de transportes de equipamentos diversos e também de pessoal considerando : Tipo de pista para acesso, Horário ( dia ou noite ), condições climáticas ( chuva ou sol), Peso dos equipamentos transportados – Anexar tabela com os diversos equipamentos, quantidades e tempos de chegada ao local da solicitação. Durante o levantamento, mapear e cadastrar possíveis pontos de apoio / fornecedores locais (Hospitais, postos de combustíveis, galpões, oficinas, borracharias, restaurantes, hospedagem, mão de obra local, espaços para acondicionamento de resíduos, infra-estrutura marítima, rodoviária e aérea) Fazer este mapeamento por zonas (Quente, morna e fria de acordo com o ponto ZERO).

2- Identificar a área para montagem do Centro de Comando e Informações e Comunicação e Almoxarifado para suprimentos de alta rotatividade e Epi's ( kit reparos para concertos de equipamentos e peças, Tayvek, mascaras, ferramentas, etc.) .Prover estrutura com eletricidade, acesso de internet , banheiros, iluminação e o que mais for pertinente para montagem do Centro de Comando. 

3- Procedimentos após estrutura montada – Controle de todos os equipamentos utilizados através de inventários. Registros de entradas e saídas, usuários e destinação. Esta ferramenta poderá nos fornecer informações precisas quantidade de equipamentos que realmente foram utilizadas, quem manuseou e também ao fim de Emergência para ajudar na desmobilização. Durante esta etapa avaliar contratação de segurança patrimonial. 

4- Durante o atendimento: Identificar a localização das equipes de trabalho e quem faz parte dela, qual equipamento estão utilizando. (Informação útil para relatório de informe diário e base para planejamento operacional efetuado pelos Gestores da emergência). Socializar as informações (que realmente não forem restritas) afim de evitar equívocos. Registrar todas as demandas solicitadas ao setor se possível via e-mail ou formulário especifico para posterior consulta. 

5- Armazenamento de resíduos em áreas segregadas durante a operação, movimentação e transportes até o destino final (de acordo com as normas legais) 

BOAS PRATICAS : Durante o levantamento de campo, otimizar as visitas a possíveis fornecedores já efetuando o cadastro da empresa para compras faturadas (KIT- Cadastro – contrato, apresentação da empresa, consulta de CNPJ). Ao fazer as visitas é recomendados levar um brinde, um folder ou uma caneta com o Logo da empresa para facilitar a aceitação. Explicar qual objetivo da empresa. Ao realizar o levantamento de campo é importante a presença de funcionário do CDA que cobre a região isto facilitaria as ações preliminares propostas no Plano Geral. Conscientizar os moradores próximos as áreas de possíveis emergências a contactar a PB e tomarem medidas preventivas para evitar o contato e/ou contaminação da população local.

Pablo Calmon Santos Supervisor de Logística da HDG Serviços Ambientais

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