terça-feira, 25 de agosto de 2009

LOGÍSTICA


Definição Logística:
O Oxford English dicionário define logística como: "O ramo da ciência militar responsável por obter, dar manutenção e transportar material, pessoas e equipamentos."

(...)

Outros historiadores defendem que a palavra logística vem do antigo grego logos, que significa razão, cálculo, pensar e analisar.
VERTENTE MILITAR
A Missão logística será cumprida:

Colocando o PESSOAL e o MATERIAL, adequados:
No local próprio,
Em tempo oportuno,
Nas melhores condições de eficiência.

Imagem referente à campanha da Rússia - Realizada por Napoleão (1812).



Legenda:
A Faixa a castanho ilustra, pela largura, o número de militares do contingente Francês que caminham para o interior do território Russo ( 650 mil).
A faixa a preto ilustra o número de militares que regressaram após a campanha fracassada pelo exercito Francês ( cerca de 2%).
Aspecto importante é a relação entre o estreitamento da faixa pertencente ao número de militares com a evolução das temperaturas ao longo da campanha. A imagem permite verificar o desenvolvimento da campanha realizada por Napoleão Bonaparte ao longo do território Russo, a razão para a inclusão desta imagem prende-se com dois factores:

1º- Pela importância da própria imagem (mapa) como primórdio dos sistemas de informação geográfica, visto que o mapa realizado por Charles Minard (1861) permite uma visão bidimensional da campanha, ou seja, é possível verificar um conjunto de variáveis interrelacionadas através de uma única imagem.

2º - Porque a imagem demonstra um importante momento para o planeamento logístico, ou seja, as campanhas militares, e propriamente a datada na imagem, não incluía qualquer estratégia logística definida, nomeadamente a reabastecimento. Este momento foi importante como ponto de viragem para o planeamento militar e particularmente a Logística.

A ausência de planeamento logístico na campanha Napoleónicas, foi crucial para o fracasso na campanha na Rússia,visto que para a evolução das tropas em território inimigo era necessário que conseguissem reabastecer-se através de saques aos povos existentes. Consciente deste facto, e por impossibilidade de retaliar a ofensiva Francesa, os militares e povos russos recuaram constantemente no território queimando os recursos e habitações, deixando as tropas inimigas famintas e sem locais para se refugiarem do frio mortal.

Após este fracasso Napoleão passou a usar a formula "Os soldados marcham com o estômago".

Actualmente no universo militar a ciência Logística é entendida como crucial para o sucesso das missões e é um aspecto "obrigatório" para o desenvolvimento das mesmas.

CONCEITO ATUAL DE LOGÍSTICA

A logística hoje é:
Mais do que apenas distribuição física;
É mais que a simples gestão dos materiais;
É mais que o simples (re)abastecimento;
É também a "informação" necessária para integrar os fluxos físicos e informacionais.

Ou seja:

Processo estratégico (porque acrescenta valor, permite diferenciação, cria vantagem competitiva, aumenta a produtividade e rendibiliza a organização) de planeamento, implementação e controlo dos fluxos de produtos, serviços e informação relacionada, desde o ponto de origem até ao de consumo (e vice-versa, na reverse logístics ou logística inversa), de acordo com as necessidades dos elementos a serem servidos pelo sistema logístico em causa. (U.S. Council of Logistics Management)

LOGÍSTICA DE EMERGÊNCIA:
Logistics: ( FEMA)

Before an emergency, logistics may entail:
Acquiring equipment
Stockpiling supplies
Designating emergency facilities
Establishing training facilities
Establishing mutual aid agreements
Preparing a resource inventory
During an emergency, logistics may entail the provision of:
Providing utility maps to emergency responders
Providing material safety data sheets to employees
Moving backup equipment in place
Repairing parts
Arranging for medical support, food and transportation
Arranging for shelter facilities
Providing for backup power
Providing for backup communications

Emergency funding can be critical immediately following an emergency. Consider the need for pre-approved purchase requisitions and whether special funding authorities may be necessary.

À semelhança do que acontece na vertente militar, no desenvolvimento das operações de Proteção Civil, a capacidade de planear o reabastecimento, evacuação, transporte, manutenção, entre outras funções é decisivo para o sucesso das operações.

A imprevisibilidade associada a cada fenômeno adverso, determina e condiciona a atuação dos agentes, neste sentido a capacidade de suportar as operações através de um planeamento logístico, particularmente em ocorrências que se prolongam no tempo, permite que os agentes e os meios se mantenham operacionais e com rendimento aceitável para contrariar as adversidades.

Saudações estratégicas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO E SUGESTÕES

ENTRE EM CONTATO E RETIRE SUAS DÚVIDAS!

Cesar Costa
Consultor de Estratégia de Resposta a Riscos Ambientais
Fone de Contato: (71) 99909-7585
Email: costacesar@globo.com

Nenhum comentário: