terça-feira, 25 de agosto de 2009

3 DICAS PARA O USO DO GPS


01
Tracklogs
Alguns GPS Garmin, tem 3 opções de gravação do Tracklog e funcionam da seguinte maneira:
:: STOP WHEN FULL - Ele grava o tracklog até o limite de memória do GPS, que varia de modelo para modelo, e após estar com a memória cheia, para de gravar. Isto garante que você não perca o início do seu tracklog.
:: WRAP WHEN FULL - Ele grava o tracklog sempre. Se atingir o final da memória, ele começa a sobrescrever o início do tracklog, ficando num círculo infinito. Isto garante que você não perca o fim do seu tracklog.
:: DISABLED - Simplesmente não grava o tracklog, mas todas as funções funcionam normalmente. É bom frisar que quando a gravação do tracklog está desativada você não ve o track sendo desenhado na tela. É fácil identificar isto.

PEGADINHA: Após usar a opção de STOP WHEN FULL, alguns modelos mudam sozinhos para a opção DISABLED. Ou seja, voce configura para STOP WHEN FULL, enche o tracklog, limpa seu tracklog antes de voar e está achando que ele vai encher de novo. ERRADO. Após encher ele desliga o Tracklog passando pra DISABLED. Então além de limpar o tracklog, você deve reativar a marcação dele, seja para STOP WHEN FULL ou WRAP WHEN FULL.

02
Há 3 opções de configurar seu tracklog:
TIME - Você diz de quanto em quanto tempo quer gravar cada ponto.
DISTANCE - Você diz de quanto em quantos metros você quer gravar cada ponto.
AUTO - Sempre que você muda a direção significativamente ele marca um ponto, sendo em tempos e distâncias variadas. Para uma reta por exemplo, ele vai marcar um no início e outro no fim, numa curva por exemplo ele vai marcar vários para delinear melhor a resolução da curva.
E então? Bem, a conta é simples. Queremos sempre o maior número possível de pontos marcados, para ter uma melhor resolução do nosso levantamento de campo, mas sem NUNCA correr o risco de estourar. Então primeiro precisamos saber qual o tempo máximo de duração do levantamento. Vou usar um exemplo: Saída às 12:00 e vou andar até as 18:00hs no máximo. São 6 horas de trajeto. Se meu GPS tem 1024 pontos, eu preciso distribuí-los nestas 6 horas. 6hs = 360minutos = 21.600 segundos. Pegando o total de 21.600 e dividindo pelos pontos, tenho que 21.600/1024 = 21,09 segundos. Ou seja, se eu marcar um ponto a cada 21 segundos, vou marcar durante 6 horas. Então confortavelmente posso configurar meu GPS para marcar um ponto a cada 21 segundos.

PORÉM, hora da pegadinha, eu também preciso de um ponto dentro de um túnel que preciso passar. E agora? O jeito é considerar a pior hipótese que é a de o GPS ter marcado um ponto logo antes de você entrar e você esperar 22 segundos lá dentro, pra ter certeza de que ele irá marcar pelo menos um outro ponto lá dentro.

E se eu criar um waypoint lá dentro? Dependerá de quem for analisar seu trajeto, considerar waypoints marcados como parte do seu tracklog. Geralmente não é válido.
Não tem outro jeito? Tem, compre um GPS melhor. Usando o mesmo exemplo acima com um GPS de 10.000 pontos, você precisaria esperar apenas 2 segundos dentro do tunel. É menos que o tempo da sua passagem, ou seja, não há espera.

E a opção DISTANCE? Em um reconhecimento de área, geralmente o caminho que percorremos não é pré-estipulado como em outras atividades como no levantamento por exemplo onde você não tem que testar várias rotas para chegar, se desviando de seu caminho. E como a distância linear percorrida é imprevisível, não é bom se basear em marcações por distância.

E o AUTO? Tendo muitos pontos, como 10.000 por exemplo, você pode usar sem problemas, ela te dá muito tempo de trajeto e ainda te permite usar opções como MORE OFTEN, LEAST OFTEN, que marcam mais ou menos pontos. Não há uma duração precisa nestes casos, mas já andei 8 horas com a opção AUTO na configuração mediana e enchi 80% do tracklog.

Alguns modelos possuem a opção AUTO porém tem "poucos" pontos para isto, como o EMAP que possui 3000. Neste caso não é recomendado usar este GPS para competições por exemplo. Se seu GPS tiver menos de 10.000 pontos, como 1.024, 2.048 ou 3.000, utilize sempre o cálculo por tempo para garantir seu tracklog, e nunca a opção AUTO.

03
Desmistificando as rotas da Garmin Uma coisa é fato: Muita gente já se confundiu ao marcar uma rota passando pelos Waypoints "A", "B", "C" e "D", e ao estar indo do ponto "A" para o "B", ele apontar para o "D", se "esquecendo" do ponto "C".

Primeiro vamos ao porque isto acontece. Já ouvi algumas teorias de ângulos, direções, etc. O que ocorre, é que a rota da Garmin considera sua rota como várias "pernas". Cada perna é o intervalo entre o ponto de saída e o ponto de destino, são retas entre os dois pontos. Então quando você inicia a navegação de sua rota, ele considera como a perna ATIVA o intervalo entre o ponto A e o B. Quando sua perna ativa tem como ponto de saída A e ponto de destino B, ele te dá como direção a seguir a direção do ponto B, te dá como informações os dados de tempo de chegada ao ponto B, distância até o ponto B e muito mais, sempre para o ponto B. Quando você passa pelo ponto B, ou entra no raio de um anel de proximidade definido paa o ponto B, ele considera aquele ponto atingido e te dá como novo ponto, o "C", tendo como perna ativa a perna "B-C".

PORÉM, muitas vezes, o formato e direção destes pontos fazem as pernas ficarem próximas umas das outras, e até mesmo se cruzarem. É aí que entra uma pegadinha: "A SUA PERNA ATIVA SERÁ SEMPRE A PERNA QUE ESTÁ MAIS PROXIMA A VOCÊ NAQUELE MOMENTO, INDEPENDENTE DA SUA DIREÇÃO DE TRAJETO, OU DA ORDEM DOS PONTOS". Imagine então uma rota com 5 pontos formando uma estrela onde as pernas se cruzam todas. Você vai ter a cada momento uma PERNA ATIVA diferente e está feita a lambança. As vezes um ponto de ida e volta forma pernas quase paralelas, quase se sobrepondo, e você numa enroscada pra cima da outra perna e pronto, ele já te considera mais perto da perna da volta e te aponta pra trás, na direção oposta como se você já estivesse voltando.

Como evitar isto? Nos GPS's mais novos a navegação de rota possui duas opções, MANUAL e AUTO. No AUTO ocorre o descrito acima, e no MANUAL ele só muda para a próxima perna da rota, após um comando do piloto. Se você configurar seu GPS para MANUAL, você começa sua rota, e após chegar ao ponto de destino voce terá que pressionar GOTO ou NAVIGATE, e em seguida ENTER. Ao pressionar GOTO/NAVIGATE ele já te mostra como padrão o próximo ponto da rota, sabendo que será o próximo. Não é complicado e não leva mais de 2 segundos, não precisa nem olhar pra tela do GPs. É a opção que uso.

E no meu GPS velho? Bom, você tem como opção não usar a rota e dar GOTO a cada ponto, mas é trabalhoso. Porém você terá na tela as informações de chegada ao próximo ponto, que são muito úteis.

Outra opção é definir a rota e usar a famosa "cola" com a listagem e ordem dos pontos, e ignorar as informações que ele te dá, que pode vir a estarem erradas por apontar para um ponto que não seja o próximo. Você terá a vantagem de ter na tela o desenho da rota, mas não terá a todo tempo as informações corretas do próximo ponto como sendo o que você realmente está indo.

Saudações estratégicas.

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Cesar Costa
Consultor de Estratégia de Resposta a Riscos Ambientais
Fone de Contato: (71) 99909-7585
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Um comentário:

Eduardo Romeiro disse...

Bom dia, qual marca e modelo de GPS o Sr Recomenda? Melhor benefício/custo. Obrigado.