terça-feira, 25 de agosto de 2009

PLANEJAMENTO LOGÍSTICO EM EMERGÊNCIA




O planejamento logístico em emergência deve propiciar condições para que o apoio logístico seja realizado de forma oportuna, adequada e contínua, desde a situação de emergência até o retorno à normalidade, considerando-se o curso de sua provável evolução.

É fundamentado em hipóteses que preveem as circunstâncias para que determinado plano seja posto em execução. Seu principal objetivo é prever soluções logísticas para viabilizar as estratégias, no contexto da hipótese formulada.

O planejador logístico deve considerar a situação do cenário proposto e projetá-la no futuro, realizando, inclusive, a projeção da validade para um período de tempo (cronologicamente). A situação do cenário é, normalmente, a situação proposta, o dado conhecido do problema. A situação futura é o fator de incerteza, é a hipótese de emprego, a manobra estratégica ou a manobra operacional para a qual planeja. A projeção de validade é o prazo para o qual o planejamento é útil, ao fim do qual deve, obrigatoriamente, ser atualizado ou refeito.

Os planejamentos logísticos devem atender às necessidades decorrentes dos planos de atuação e definir os meios a serem obtidos por meio da mobilização. Tais planejamentos devem ser consolidados em cada nível (estratégico, operacional e tático) do Plano de Apoio Logístico e fornecer, ainda, subsídios para o planejamento da mobilização.

Sendo o planejamento logístico elaborado com base em hipóteses, ele é condicional, só devendo servir de base à ação, depois de atualizado em face da situação real. A grande vantagem da existência de tais planos é permitir um trabalho de planejamento aproximado, capaz de atender à situação real mediante pequenas adaptações.

CARACTERÍSTICAS DO PLANEJAMENTO LOGÍSTICO

Adequabilidade - É a possibilidade de resolver o problema considerado em todos os seus aspectos, isto é, atender às condições de tempo e espaço, quanto à ação, e de quantidade e qualidade, quanto aos meios.

Exequibilidade - É a capacidade de se fazer realizar de modo real com o emprego dos meios necessários.

Flexibilidade - É a possibilidade de sofrer ajustes na sua execução e de oferecer soluções alternativas de modo a atender às imprevisibilidades do combate.

Equilíbrio - É a correspondência real entre as necessidades e os meios, considerando-se, ainda, a capacidade e o tempo decorrentes para a transformação da capacidade em meios.

Integrabilidade - Decorre da necessidade de que todos os planos logísticos formulados, desde o nível estratégico até o tático, tenham direção comum e compatibilidade, de modo a permitir a uniformidade dos procedimentos e a continuidade das ações de todas as operações de apoio logístico.

CONDICIONANTES DO PLANEJAMENTO LOGÍSTICO

Levantamento das necessidades - Constitui-se na previsão dos recursos humanos, materiais e financeiros para o atendimento das necessidades logísticas de um cenário crítico, adotando-se métodos e tecnologias, que proporcionem elevado grau de segurança e máxima rapidez.

Meios existentes - Representam todos os recursos existentes e potenciais da Unidade operacional e do CDA ou Base Avançada, para emprego imediato, durante a primeira resposta.

Capacidade de mobilização - É o grau de aptidão que tem a Unidade Operacional de, em tempo oportuno, passar de uma situação de paz para uma de emergência, com o máximo de eficácia e o mínimo de transtornos para reduzir o impacto ambiental.

Capacidade de mobilização do CDA ou Base Avançada - É o grau de aptidão do CDA em evoluir, no tempo oportuno e com o máximo de eficácia, de uma estrutura de normalidade para uma estrutura operacional de resposta, de modo a adquirir as condições necessárias para fazer face a concretização de uma hipótese de ocorrência. Os prazos para a mobilização a serem considerados são os seguintes:
(0 a 20) KIT 1 (90min/Horário Adm – 2h/Fora Adm); KIT 2 (3h/Horário Adm – 4h/Fora Adm); (6h/Horário Adm – 8h/Fora Adm);
(20 a 100) KIT 1 (3h/Horário Adm – 4h/Fora Adm); KIT 2 (6h/Horário Adm – 8h/Fora Adm); (10h/Horário Adm – 12h/Fora Adm);
(100 a 400) KIT 1 (8h/Horário Adm – 9h/Fora Adm); KIT 2 (12h/Horário Adm – 14h/Fora Adm); (18h/Horário Adm – 20h/Fora Adm);
(400 a 800) KIT 1 (14h/Horário Adm – 16h/Fora Adm); KIT 2 (18h/Horário Adm – 20h/Fora Adm); (24h/Horário Adm – 26h/Fora Adm);
KIT1 - no local da emergência: equipe primária, pick up e mobitech (ou lancha)
KIT2 - no local da emergência: equipe adicional (6 profissionais) e caminhão munk carregado
KIT3 - no local da emergência: equipe suplementar (6 profissionais) e carreta de equipamentos

Recursos financeiros - São condicionantes básicas para o atendimento integral das necessidades. Caso sejam insuficientes, o planejamento deverá ser ajustado de acordo com a disponibilidade. Representam um fator limitador ao planejamento da manobra estratégica e/ou operacional.

NÍVEIS DE PLANEJAMENTO

O planejamento logístico deve ser realizado nos níveis estratégico, operacional e tático, abrangendo todos os níveis do Sistema Logístico, de forma integrada, flexível e com um grau de complexidade e detalhamento crescente.

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Cesar Costa
Consultor de Estratégia de Resposta a Riscos Ambientais
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