segunda-feira, 14 de setembro de 2009

SEGURANÇA NA ATUAÇÃO DOS CENTROS DE DEFESA



Nos processos de atuação dos Centros de Defesa, somos direcionados a variados tipos de situação, onde abrimos a discussão para os perigos decorrentes das diversas áreas percorridas pelas equipes.

Em qualquer um dos locais em que formos atuar, deve-se levar sacos plásticos para trazer o lixo de volta do consumo da equipe de volta.

Neste artigo, espero que possamos conseguir contribuições para termos uma relação dos perigos decorrentes de cada tipo de caminho:

NO MATO

Em qualquer mata virgem há animais peçonhentos como aranhas e cobras. Esses animais só atacam por motivo de defesa, como por exemplo, quando alguém pisa neles. Apesar de serem raros os ataques, alguns cuidados devem ser tomados para evitá-los, como ficar atento onde pisa ou coloca a mão e, procurar fazer caminhadas com botas de cano alto. Mesmo quando em uma região onde a maioria das cobras não é venenosa, deve-se procurar imediatamente um médico ao ser picado (se possível levar a cobra).

No caso de picada de animais peçonhentos, nenhum socorro deve ser prestado no local. Todos os primeiros socorros são contra-indicados. A vítima precisa ser transportada rapidamente e não pode caminhar, correr ou se movimentar muito.

Tomar cuidado para não se perder, principalmente se a mata for fechada, procure saber como é o percurso e utilize o GPS para se guiar e manter a localização.

Observe se o celular está funcionando no local ou leve, por segurança, o Global Star ou o radio para garantir comunicação em locais desconhecidos.

NOS RIOS E CACHOEIRAS

Um perigo real nos rios são os escorregões nas pedras. Portanto ao andar pelas pedras dos rios, pise com cuidado para certificar-se que não é escorregadia. Evite pular de pedra em pedra, mas se precisar fazer, procure pisar na quina superior da pedra. Umidade sobre as pedras significa que ela é escorregadia. Para evitar picada de borrachudos e outros insetos leve um repelente.

Em situações de enchentes e inundações, existe também o problema com a leptospirose, que é causada através da urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes. A febre tifóide e as doenças diarréicas agudas também podem ser propagadas através das enchentes, como também, acidentes com animais peçonhentos, em função de deslocamentos dos habitats naturais provocados pelas inundações. E o fato preocupante é que qualquer pessoa que tiver contato com a água, lama ou qualquer outra matéria que esteja contaminada, poderá se infectar. Por isso o contato com estes materiais deverá ser sempre evitado.

Evite atravessar um rio com a pickup, mas só o faça se for realmente imprescindível.

Para atravessar um rio com a pickup tenha sempre muito cuidado. Alguns rios perenes, lagoas e barras formadas pelas desembocadura de rios ou pelo efeito das marés podem causar prejuízo aos desavisados e desprevenidos. Medidas preventivas e algumas dicas ao dirigir podem evitar o prejuízo. Águas profundas podem ser definidas a partir do ponto em que mais da metade da roda do veículo fica encoberta pelas águas. O ponto mais frágil do seu 4x4 a diesel será sempre a entrada de ar do motor, ou seja, a abertura ou mangueira que conduz o ar através de um filtro para a câmara de combustão. Nunca use a embreagem quando se está atravessando as águas profundas, a água pode anular o atrito entre o disco e o platô, deixando o carro sem tração para sair do obstáculo. Antes de passar por águas profundas, reduza o veículo ou use uma marcha de força, mantendo a aceleração constante e em alta rotação para evitar a entrada de água no sistema de escape e propiciar um melhor arranque em caso de necessidade.

NO MAR

Use sempre um colete salva-vidas, item obrigatório em qualquer embarcação. Quando estiver na praia ou no barco não deixe de usar protetor solar, óculos escuros e boné para se proteger do sol.

Quanto atuar em embarcações de terceiros seguir os seguintes itens:
  • Fazer uma alimentação balanceada;
  • Para evitar enjôo, tomar meio comprimido de Dramin uma hora antes do embarque;
  • Utilizar protetor solar constantemente, no mínimo fator 15 e levar boné;
  • Tomar bastante líquido;
  • Deve-se obedecer às ordens do Capitão;
  • Caminhar com cautela no convés (área externa);
  • Prestar atenção ao "briefing" da embarcação observando itens como: Homem ao Mar / Uso do banheiro / Uso das torneiras;
  • Utilizar colete salva-vidas;
  • Colocar seus objetos em locais seguros e bem guardados para evitar danos.
NA CIDADE

Ao atuar em uma cidade desconhecida, durante a noite evite andar sozinho em locais desertos. Evite a periferia da cidade também a noite.

Algumas recomendações para atuação em cidades atingidas por enchentes são as seguintes:

1. Atenção nas áreas de risco. Com a diminuição dos níveis dos rios as águas ganham velocidade, provocando a erosão das margens. Novos deslizamentos podem ocorrer. Diversos pontos são considerados de risco. Evitar ficar em locais cujo risco seja provável. Exemplos: margens de rodovias próximas a rios e as regiões de encostas e morros;

2. Evitar o trânsito de veículos, principalmente nas pontes das regiões afetadas, pois será preciso uma avaliação para verificar a segurança de cada estrutura;

3. Ficar atentos a qualquer sinal de deslizamento, como ruídos estranhos, declínio de árvores, movimentação do solo ou rachaduras;

4. Evitar o consumo dos alimentos que tiveram contato com a água, pois a mesma pode estar contaminada e provocar doenças, ou seja, mesmo frutas ou qualquer outro alimento aparentemente puro pode estar contaminado;

5. Evitar deslocamentos longos e acompanhar, pela imprensa, a situação do trajeto previsto;

6. Acompanhar as notícias quanto ao perigo de nova enchente no local.

NA ESTRADA

Antes de sair para o ponto 0, procure saber se a estrada por onde você irá passar não está obstruída por alguma queda de barreira, em algumas épocas do ano o volume de chuvas no país é muito grande, o que pode causar a interdição parcial em alguns trechos da estrada.
Observe os trechos mais perigosos da estrada de acesso aos pontos de atuação. Tenha atenção onde há buracos profundos que estouram pneus. Preste atenção se, quando chove, a água empoça na pista, fazendo os carros derraparem.

Tome cuidado com animais e pedestres na pista. Certas estradas até que possuem alguma sinalização advertindo o motorista para a presença de animais. Em outras, só se percebe o perigo a poucos metros do pára-choque.

Épocas de festas o trânsito fica mais movimentado e os motoristas mais imprudentes, tomar um cuidado maior nestes períodos.

É saudável manter comunicação com outros carros, no caso de seguir em comboio ou um carro vier mais tarde, notificando irregularidades na pista para que não haja acidentes com outros carros.

Saudações estratégicas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO E SUGESTÕES

ENTRE EM CONTATO E RETIRE SUAS DÚVIDAS!

Cesar Costa
Consultor de Estratégia de Resposta a Riscos Ambientais
Fone de Contato: (71) 99909-7585Email: costacesar@globo.com

Um comentário:

Unknown disse...

Fala Cesar, gostaria de te parabenizar pela excelente iniciativa. O material é muito bom.
Abç Renato BR