sexta-feira, 3 de junho de 2011

SEGURANÇA DURANTE A APROXIMAÇÃO E POSICIONAMENTO DE EMERGÊNCIAS



Garantir a segurança durante a aproximação e posicionamento, daqueles que são os primeiros a chegar ao local é crucial para que a emergência seja, como um todo, controlada.

Os atendimentos de Emergências que não observam regras de posicionamento e aproximação tendem a possibilitar um resultado indesejado ou inesperado. Se as primeiras Equipes de Emergência se tornam parte do problema, o Coordenador da Emergência tem que modificar o Plano de Atuação de forma a lidar com essas novas circunstâncias. Por exemplo, se houver contaminação dos componentes da equipe, com possível risco a vida, o Plano de Atuação deve ser devidamente alterado: muda de proteger áreas passiveis de serem contaminadas, para resgatar e descontaminar os membros da equipe de combate a poluição.

Claro que não se trata de uma ciência exata, mas sim a aplicação do bom senso quanto aos princípios de operação de segurança básicos. 

Alguns parâmetros gerais incluem:

• Quando possível, aproximar-se do ponto mais alto e a favor do vento. Se estiver se aproximando contra o vento, então se deve afastar ao máximo possível da origem do problema.

• Se houver situações em que surjam túneis subterrâneos ou não, em que passem veículos tais como carros em alta velocidade, metrô ou trens. Deve ser considerado o “efeito pistão” que será provocado, empurrando o ar à frente dos veículos, devendo-se providenciar a parada dos mesmos, ou interdição da área, antes de se aproximar.

• Sempre devem ser procuradas provas físicas antes de seguir o previsto no Plano de Atuação. Por exemplo, evitar áreas molhadas, nuvens de vapor, material derramado, etc. Novamente, usar o bom senso; se existem pássaros voando de um lado da nuvem de vapor e não pelo outro lado, provavelmente existem problemas que devem ser observados e considerados, deve-se investigar melhor os riscos antes de atuar.

DEIXE SEU COMENTÁRIO E SUGESTÕES

ENTRE EM CONTATO E RETIRE SUAS DÚVIDAS!

Cesar Costa
Consultor de Estratégia de Resposta a Riscos Ambientais
Fone de Contato: (71) 99909-7585
Email: costacesar@globo.com

Nenhum comentário: