segunda-feira, 19 de outubro de 2009

PROCEDIMENTOS PARA ACIDENTES RODO-FERROVIÁRIOS



Atuar na defesa do meio ambiente também requer cuidados extras quando envolve risco de explosão, se bem que a Defesa Civil jamais deixará outra equipe atuar na área havendo o risco de atmosfera explosiva no local.

Avaliação Inicial do Cenário

Ao chegar ao local da ocorrência, a equipe deve procurar a equipe responsável pelo acidente, geralmente os bombeiros ou defesa civil, tomando ciência das medidas que já foram adotadas e se a área está liberada para atuação da equipe de defesa, estando sanadas situações do tipo risco de atmosfera explosiva ou situação de socorro de vidas humanas.

Após a autorização de atuação, deve-se realizar uma completa e detalhada avaliação, tanto das áreas atingidas como também adjacentes, e a de acordo com a situação observada, adotar os procedimentos emergenciais adequados.

Quanto aos cuidados com a segurança, observar todos os veículos envolvidos no acidente, sendo o que deu origem o vazamento e outros que possam estar envolvidos, ver fatores como ser movido a GNV ou estar em posição com mobilidade, possibilitando gerar faíscas;

Procedimentos para aproximação.

Selecionar e utilizar os EPI's - Equipamentos de Proteção Individual, adequados aos riscos observados;

Obs.: O EPI ideal para estas situações é Roupa de aproximação do tipo NOMEX, capacetes com visor, luvas e equipamento autônomo de respiração (máscara do tipo MSA);

Posicionar-se, sempre que possível, com o vento pelas costas;

Evitar qualquer tipo de contato com o produto envolvido;

Conferir, através da simbologia do veículo, o produto envolvido na ocorrência e a sua respectiva periculosidade;

Observar evidências do vazamentos tais como, presença de líquido sobre a pista, formação de nuvens de gases ou vapores, sinais de vegetação queimada;

Procedimentos de avaliação:

Aproximar-se cuidadosamente e verificar a possibilidade de acesso;

Certificar-se do produto envolvido na ocorrência,
Sinalizar e isolar o local, caso não tenha sido feito;

Verificar a necessidade de reforçar a sinalização e o isolamento instalado;

Repassar ao responsável pela ocorrência todas as informações necessárias, de modo a propiciar o bom andamento das ações de combate;

Repassar todas as informações ao CDA, de modo que este possa desenvolver as suas funções de apoio e adotar as medidas requeridas pelo caso;

Procedimentos para atuação:

Avaliar os equipamentos avariados e identificar o local do vazamento;

Estancar o vazamento;

Avaliar a possibilidade de remoção do veículo;

Avaliar a necessidade de transbordo da carga;

Solicitar a mobilização de recursos complementares, se necessário;

Realizar o atendimento preferencialmente em local seguro;
Recolher o produto que está vazando;

Recolher o produtovazado;

Identificar os locais atingidos ou sob risco potencial,
Proteger bueiros, galerias de drenagem e corpos hídricos;
Monitorar os índices de explosividade, no caso de produtos inflamáveis;

Controlar todas as fontes de ignição na área isolada ou locais contaminados;

Monitorar os locais contaminados por produtos corrosivos;

Recolher os resíduos gerados pela ocorrência e dar destinação adequada aos mesmos,
Verificar a presença de população nas imediações e avaliar a necessidade de removê-la para local seguro;

Solicitar à Polícia Rodoviária o manejo do tráfego durante as ações de combate;

Avaliar a possibilidade de transferir o produto para outro vculo;

Evitar o espalhamento do produto vazado, através da construção de diques de contenção;

Procedimentos para produtos inflamáveis:

Aterrar adequadamente veículos e equipamentos, quando da realização de operações de transbordo de produto;

Desligar o cabo da bateria do veículo;

Utilizar caminhões a vácuo para recolher o produto vazado, além dos recursos anteriormente citados,
Identificar locais que propiciem o confinamento de vapores;
Evitar a formação de nuvens através do recobrimento de poças com lona plástica ou abafamento;

Monitorar os índices de explosividade;

Controlar todas as fontes de ignição na área isolada ou locais contaminados;

Dispersar nuvens confinadas de vapor, através de operações de exaustão, ventilação ou lavagens de galerias e bueiros;

Procedimento para aterramento de veículo sob o risco de atmosfera explosiva no local:

Neste caso, deve-se garantir que o cabo do aterramento seja grande o suficiente para ir até fora da área sob risco de explosão;

Ligue o cabo terra à placa de aterramento do caminhão em seguida ligue a outra extremidade ao ponto de descarga fora da área de risco de explosão, (esta ordem nunca deve ser invertida, as faíscas são geradas sempre no segundo ponto colocado, evitando assim a geração de um ponto de ignição no local);

Procedimento para desligamento do cabo da bateria


O cabo da bateria a ser desconectado primeiro deve ser o negativo em razão do mesmo fazer seu aterramento com o chassi do carro através de seu pólo negativo. Do contrário, se desconectássemos primeiramente o pólo positivo, correr-se-ia o risco de a chave metálica entrar em contato com alguma parte da carroceria e, estando esta ligada ainda ligada ao pólo negativo da bateria, fecharia o circuito, provocando centelhas.

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Cesar Costa
Consultor de Estratégia de Resposta a Riscos Ambientais
Fone de Contato: (71) 99909-7585
Email: costacesar@globo.com

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